Quinta, 10 Fevereiro 2022 16:21

Primeira live da transparência de 2022 é considera sucesso.

Na noite desta terça-feira (08), aconteceu a primeira live da transparência 2022 via Facebook. Conduzida pelo Secretário de Administração, Otávio Batista, a Ação, que visa a transparência nos trabalhos da administração, atingiu um dos maiores picos de audiência. A transmissão contou com a divulgação do novo cronograma do Projeto “live da transparência”, sendo anunciado o dia da semana – terça-feira– que ocorrerão as próximas transmissões ao vivo. Além disso, o Secretário Municipal expôs as ações executadas pela gestão.

REAJUSTE SALARIAL

O reajuste salarial foi tema da primeira live da transparência do exercício de 2022. O secretário comentou sobre o reajuste de 10.16% no salário dos servidores no ano de 2022, e reiterou a compensação de inflação do ano anterior no valor de 4.26%, atingindo uma recomposição de quase 15% do salário base entre os anos citados. Frisou ainda, a alteração dos níveis para buscar o equilíbrio com as responsabilidades técnicas de cada cargo.

PROGRAMA BOLSA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

O Programa Social de Bolsas de Estudo também foi pauta da transmissão. Visando a garantia de aprendizagem aos munícipes, o projeto contempla até 120 estudantes previamente selecionados através de edital para ingresso nos cursos de Pedagogia e Administração de forma semipresencial.

PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO

O Projeto Bolsa Estágio, aprovado no ano passado, começa ter sua execução a partir do mês de março. O Programa visa abrir até 20% do quadro de funcionários da Prefeitura em vagas de estágio, podendo ser remunerados ou não, contemplando não só os alunos de Ensino Superior e Técnico, mas também os alunos do Ensino Médio das Redes de Ensino.

PROGRAMA TEMPO DE APRENDER

O Projeto será aplicado em quatro escolas, sendo duas vagas para cada escola alocada em Luisburgo e na comunidade Fortaleza e uma vaga para cada escola das comunidades do Suiço e Cristino. As vagas serão destinadas a pessoas que exercerão o trabalho de reforço escolar com a carga horária de 5 horas semanais.

PROJETO GERAÇÃO ESPORTES

Reiterando que esporte vai muito além do lazer, o Secretário anunciou o valor de R$ 150.000,00 creditados na conta da Prefeitura para serem investidos no Projeto Geração Esportes. Contemplando os alunos entre 09 e 14 anos o programa visa a inserção e o incentivo em várias modalidades esportivas para as crianças e adolescentes.

PROJETO RECICLANDO HÁBITOS

Ganhando novos ares em 2022, o projeto passará a uma nova fase: a implantação dos PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) nas comunidades rurais. Otávio Batista, comentou que na tarde desta segunda-feira, 07/02, junto à Assessora Aline Amaral, esteve na cooperativa de recicladores de Manhumirim com objetivo de buscar um termo de cooperação técnica entre o município e a cooperativa, almejando ampliar o campo de coleta e anunciando a compra de um caminhão compactador para a cidade. Além disso, comentou sobre os frutos já colhidos com as ações do projeto, sendo um deles a volta do recebimento do ICMS Ecológico.

CAUSA ANIMAL

No início da semana, segunda (07), também junto à Assessoria, o secretário esteve em diálogo com a clínica veterinária do município de Manhuaçu buscando soluções para os animais de rua. A ideia é de que a clínica do município de Manhuaçu atenda também os animais de Luisburgo, visto que apresenta infraestrutura e condições mais amplas.

No encerramento da transmissão, o Secretário de Administração comentou sobre o calçamento da Rua Orlando Muniz de Carvalho: “O nosso sentimento não é diferente do sentimento de vocês, é um sentimento de impotência à tamanha burocracia pra que nós possamos conseguir a solução para o calçamento da ponte.” E reiterou novamente os processos necessários para execução, analisando, que no momento, após a ordem de serviço dada, o que se espera é a resposta da Empreiteira responsável.

Acompanhe a transmissão na íntegra através do link: https://fb.watch/b3Hml1z2Eb/